Como vocês se organizam? Caderno de organização

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014


Eu me considero uma pessoa organizada, mas confesso que me aperfeiçoei mais neste quesito depois que me casei. Afinal, não queria ter um marido pegando no meu pé quanto a organização do nosso lar, ou pior sendo desorganizado com as coisas dele, e eu sem moral de cobrar. Na-na-ni-na-não! Sou adapta do ensinamento através do exemplo. Então organização foi uma das minhas preocupações para o casamento.


E na prática, como eu me organizo?
* Já logo que casei arrumei pastas etiquetadas para arquivar contas e papeis importantes, arranjei agenda de telefone com todos os nossos contatos em comum, arrumei lugares certo e fácil de decorar para guardar as coisas de limpeza e higiene... Enfim, no comecinho (assim que volta da lua de mel) dá trabalho colocar cada coisa em seu lugar, mas vale a pena depois.

* E procurei também me organizar junto com o meu marido na parte financeira, criei planilhas, fizemos cofrinho de dinheiro e moeda, abrimos conta poupança... e seguimos com isso até hoje.

* Tenho dois aliados que me ajudam muito nessa tarefa diária de organização: agenda e caderninho de organização. Agenda eu sempre usei e não abro mão, nela coloco todos os compromissos que tem data e horário. Já o caderno de organização aderi o ano passado e não vivo mais sem ele.


Como uso meu caderno de organização?
Conheci o famoso caderno das blogueiras o ano passado no blog da Fran (Morando Sozinha), assisti o vídeo, achei interessante e resolvi fazer. Confesso que ele me ajuda bastante na parte de organização pessoal, do lar e do blog. Nele anoto várias coisas e me livrei dos bilhetinhos jogados na bolsa ou no bolso da calça. Anoto TUDO nele: idéias, coisas à serem feitas, listas, etc.
Tenho as seguintes divisórias no meu caderno: Inbox (caixa de entrada), Finanças, Blog, Wish List, Tarefas/Rotinas e Projetos. Lembrando que você divide conforme suas necessidades.

- Inbox (caixa de entrada): aqui eu anoto tudo que preciso lembrar de fazer, para o dia seguinte ou para a semana. Ex.: marcar dentista, passar no mercado, pagar tal conta, etc.
- Finanças: anoto tudo relacionado a finanças que vão para planilha depois. Ex.: anoto os gastos diários para passar para a planilha no fim do dia ou no fds, quanto depositei na poupança tal dia para depois passar para planilha, etc.
- Blog: essa divisória é a que eu mais uso, anoto tudo relacionado ao blog. Possíveis parcerias, projetos, datas de sorteios, idéias de posts, idéias de brindes para sorteio, posts que já fiz, providencias para o blog, assuntos que quero falar, etc.
- Wish List: aqui anoto produtos que quero comprar para testar, e itens que preciso comprar, até a lista do mercado, perfumaria, farmácia, feira e etc anoto aqui.
- Tarefas/Rotinas: confesso que quase não uso essa tag, aqui organizei minhas tarefas diárias, semanais e mensais, uso mais para consulta.
- Projetos: sabe aquela listinha que fazemos no começo do ano de tudo que queremos realizar, sonhos, metas e etc, que depois nem sabemos onde colocamos a tal lista?! Então anoto tudo nessa parte do caderno e vou consultando mensalmente e riscando algo que já foi feito ou acrescentando algo que precisar.

Bem, é basicamente assim que uso o caderno. Muito fácil e simples. Ele é pequeno, de 200 folhas (já comprei de 100 folhas e acabou rápido) e tem capa dura (para proteger). Carrego ele pra todo lugar e não faz volume na bolsa.
Se você tiver alguma dúvida quanto ao fazer o caderninho é só me perguntar terei prazer em ajudar.
Dica: assistam os vídeos da Fran (Morando Sozinha) ou da Bruna (Comprando meu apê), ajudam super na hora de montar o seu caderninho de organização.

Espero que minhas dicas tenham sido de grande valia para vocês como são para mim.
Ótima quinta!!! S2

* Fotos do meu arquivo pessoal.

10 comentários:

  1. Adorei as dicas, eu tb fiquei mais organizada depois que casei!
    Beijo
    ;)

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho agenda desde sempre. Carrego pra todo lado! Tudo isso aí que vc faz no caderno eu coloco na agenda...funciona pra mim. Nem sei o que seria de mim sem ela...rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Má na agenda eu só coloco compromissos que tenham data, para não me confundir.
      E no caderninho todo o resto. rs
      Beijos

      Excluir
  3. Ài... preciso aprender a me organizar... sou uma bagunceira nata... o povo lá em casa nem pede mais pra pegar as coisas no meu guarda roupas porque sabem que não vão achar... rs...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  4. kkkkk Ai Fran não sabia desse seu lado bagunceiro.
    Se organiza hein, seu casamento está chegando. rsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Kii, não consigo ficar sem agenda !!!, anoto todas as minhas despesas, sou controlada até demais! rs

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Você é hiper controlada né Teh?! Eu sei bem! rs
    O Kauan vai ter sorte casando com você. rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu também uso caderninho de organização, rs, beijos
    FABIOLA KEFFER

    ResponderExcluir
  8. Oi, Kizzy. Também estou preparando um post sobre o meu caderninho de organização. Depois que vi no blog da Fran, corri pra fazer o meu. Confesso que esse é o meu primeiro e já está me ajudando muito. Obrigada também pelas dicas. Bjinhooooossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani linda!
      Que legal que vc usa... ele tem me ajudado muito.
      Faz o post sim, qro ver o seu.
      Beijos

      Excluir

Obrigada pela visita e comentário.
Seu carinho alegra meu dia!

E se você não for blogueira (o) deixa seu Nome e E-mail para que eu consiga responder.

Beijos
Ki :-)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...